Gestão Pública
1. Finanças públicas abrangem a captação de recursos pelo Estado, sua gestão e seu gasto para atender as necessidades da coletividade e do próprio Estado.
2. As finanças públicas se materializam na chamada Política fiscal, que constitui, sem dúvida, num dos principais instrumentos de intervenção na atividade econômica de que dispõe o governo.
3. São alguns instrumentos da intervenção econômica o aumento ou diminuição dos gastos do governo, o aumento ou a diminuição dos níveis dos impostos.
4. É através da política fiscal, espelhada em seu orçamento que o governo interfere na alocação de recursos, oferecendo bens e serviços que, deixados às forças do mercado, não seriam produzidos pelo setor privado.
5. Para financiar seus gastos em obras, com manutenção de suas escolas, de seus hospitais, com seus ministérios e secretarias e com seums funcionários, o governo dispõe de quatro alternativas: Emissão de moeda, Empréstimo bancário, Venda de títulos e Tributação.
6. Correlacione às colunas:
1-Impostos
2-Taxas
3-Contribuição de melhoria
.
(3) Podem ser cobradas de proprietários de imóveis beneficiados pela construção de obras públicas das quais decorrem valorização do imóvel particular.
(1) Quantia de dinheiro legalmente exigida pelo poder público que a pessoa física ou jurídica deverá pagar.
(2) São cobradas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização efetiva ou potencial, de serviços públicos prestados ao contribuinte.
gv
7. O sistema tributário que preencher as seguintes características sociais;
A- (v) Que seja eficaz no sentido de gerar receitas suficientes para o financiamento dos serviços prestados pelo governo. k(f) Que todos os indivíduos sejam taxados da mesma quantia, independente da sua capacidade para pagar.
(v) Que os tributos sejam universais, no sentido de não distinguir indivíduos em situações similares.
(v) Que os