GESTÃO PÚBLICA EMPREENDEDORA
Este Seminário apresenta questões relacionadas às formas de gestão, mais precisamente, às técnicas administrativas inerentes à administração enquanto ciência e arte para gerir os negócios do Estado. o modo como ela acontece no Brasil, a maneira como os gestores vem administrando através dos tempos, além de abordar questões direcionadas à reflexão sobre como a éticaé essencial para a melhoria dos serviços públicosno país. A transformação destes serviços assim como se apresentam hoje, não é uma forma poética de pensar num país desenvolvido a ponto de cuidar de seu povo com o respeito e cuidado que lhe é devido, mas uma forma de gestão inovadora e perfeitamente possível de torna-se real; destaca-se neste trabalho a Gestão Pública Empreendedora, não apenas comincentivos à geração de novos negócios privados, mas principalmente na geração de ações inovadoras e criativas que buscam soluções diferentes para levar serviços públicos de qualidade à população que neste contexto, é o seu principal cliente.
Gestão pública
Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos.
Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados.
As gestões públicas e privadas se assemelham na medida em que necessitam de planejamento, organização, aplicação e controle das ações, mas a forma de aplicação desses processos é diferente.
Na gestão pública, a receita é proveniente dos tributos. Devem-se levar em conta os interesses da coletividade, o controle é feito pelo cidadão