GESTÃO PUBLICA
TRABALHO DO TEXTO “POLÍTICAS PÚBLICAS: UM DEBATE CONCEITUAL E REFLEXÕES REFERENTES À PRÁTICA DA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL”
BRASÍLIA-DF
JULHO 2012
TRABALHO DO TEXTO “POLÍTICAS PÚBLICAS: UM DEBATE CONCEITUAL E REFLEXÕES REFERENTES À PRÁTICA DA ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL”
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para conclusão da disciplina Gestão Pública I, do curso de Pós-graduação lato sensu da Universidade Cândido Mendes no Curso de Gestão Pública.
Orientador: Rita
BRASÍLIA-DF
JUNHO 2012
PARTE 1
1 ANÁLISE DESCRITICA DOS PONTOS RELEVANTES MECIONADOS PELO TEXTO DE KLAUS FREY – INTRODUÇÃO E PROCESSOS
O texto de Frey (2000) tem como objetivo, estimular uma discussão teórico metodológica referente à análise de políticas públicas no Brasil. Tal discussão está direcionada com as abordagens do “neo institucionalismo” e da “análise de estilos políticos”.
Existem três abordagens na ciência política, que são realizadas de acordo com os problemas de investigação levantados. Primeiramente salienta-se o questionamento clássico da ciência política relacionando como certa e verdadeira a pergunta formulada por Aristóteles e Platão: o que é um bom governo e qual é o melhor Estado para garantir e proteger a felicidade dos cidadãos ou da sociedade e quais foram as preocupações primordiais. Ainda, há o questionamento propriamente dito referente à análise das forças políticas cruciais no processo decisório e por fim as investigações com a possibilidade de se voltarem para resultados que um dado sistema político vem produzindo.
Visando à explanação das “leis e princípios próprios das políticas especificas”, a abordagem da ”policy analysis” pretende analisar a inter - relação entre as instituições políticas, o processo político e os conteúdos de política.
A dimensão institucional “polity” se refere à ordem do sistema político,