Gestão por Competencia
Hoje em dia existe uma importância em se administrar competências e aplicar-se o conhecimento organizacional para que se alcance vantagens e competições.
Poucos acreditam que as organizações e seus processos possuem capacidade para administrar de maneira eficaz e assim se torna importante o estudo do tema.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
De acordo com a jornalista Patrícia Bispo (responsável pelo conteúdo da Comunidade virtual RH.com.br/ www.emeconsultoria.com.br), muitas empresas ao optarem em exercer gestão por competência, pode significar que a visão do RH está mais a frente e bem direcionada.
Contudo, os benefícios que este tipo de gestão traz é o aumento de produtividade, ambiente participativo e mais motivado, comprometimento, fortalecimento entre as equipes, melhores resultados, aumento da competitividade e o surgimento do diferencial no mercado. Mas infelizmente ainda muitas empresas não praticam ou não conhecem a gestão por conhecimento e encaram de forma impossível de ser implantado e desadequado as necessidades e objetivos da organização.
Segundo o diretor de RH de uma empresa em Santa Catarina, a gestão por competência determina a necessidade que a organização possui de melhorias e identifica as competências que já existem , desta forma capacitam os colaboradores da empresa e permitem a identificação dos talentos e os posicionam em cargos compatíveis ao potencial dos profissionais.
Visando a missão e os valores da empresa, obtendo treinamentos e distinguindo as competências dos colaboradores, no processo de seleção, é analisado o comportamento e se cada competência se adequa ao cargo sugerido antes mesmo de divulgar a vaga fora da empresa, incentivando aos que já estão contratados e aos pré-selecionados que também são observadas as competências e dada as mesmas, busca-se o cargo.
No RH, quando ocorre o processo de implantação da gestão por competência, todos os setores são afetados diretamente ocasionando a realização de reuniões