Gestão meio ambiente - economia verde
ECONOMIA VERDE
Acadêmico
Gestão da Tecnologia da Informação (GTI033) – Prática do Primeiro Semestre
RESUMO
Economia Verde, um tema relativamente novo, bem fundamentado e intrínseco ao tema bem mais amplo denominado Desenvolvimento Sustentável. As definições e artifícios necessários a sua fundamentação estão em discussão pelas autoridades governamentais, ONU e autores de artigos científicos sobre o Meio Ambiente e a exploração de recursos naturais de forma sustentável com vistas a economia de forma pouco intensiva em carbono e socialmente inclusiva.
O Desenvolvimento Sustentável (1987), uma expressão que popularizou-se no mundo a partir da Rio-92, tomando, gradualmente lugar da expressão Ecodesenvolvimento. O Desenvolvimento Sustentável depois da conferência Rio 92, foi sendo pouco a pouco absorvido por governos, corporações e entidades da sociedade civil, geralmente relacionada à formulação e execução tanto de políticas públicas quanto de iniciativas privadas ligadas à responsabilidade socioambiental.
O Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente , PNEUMA concebe a Economia Verde como aquela que resulta em melhoria do bem estar humano e da igualdade social ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica. Sustenta-se em 3 pilares: é pouco intensiva em carbono, é eficiente no uso dos recurso naturais, e é socialmente inclusiva.
Como elemento do Desenvolvimento Sustentável, a Economia Verde também deve ser necessariamente inclusiva, demandando a erradicação da pobreza, a redução das iniquidades e a promoção dos direitos humanos e sociais, segundo preconizam seus principais defensores junto a fóruns internacionais e agências multilaterais, como o Pnuma, o Banco Mundial e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Ecodesenvolvimento, sustentabilidade, sociedade sustentável, economia de