Para raios
Os para-raios são acessórios que interceptam a corrente elétrica, atmosférica e a conduz de forma segura para o solo. proporcionando assim mais proteção as construções.
Existem diferentes tipos de para-raios, sendo estes analisados e estudados para que possa suprir as necessidades de cada situação ,e para que sua eficácia seja a maior possível. Sendo da melhor forma determinado através do levantamento e estudo das necessidades podendo ser adotado um único,modelo até a combinação de todos eles.
Em melhor entendimento e visualização os para-raios, analogamente funcionam como, os telhados das casas,que conduzem a água para as calhas, que por sua vez também as conduz para o esgoto,para evitar inundações dessa forma protegendo objetos e pessoas desse local.para uma noção da necessidade da instalação de um para raio e não só visando a economia mas também podendo ser compreendido como um acessório supérfluo e sem grande utilidade.basta calcular o valor de todos os aparelhos e eletrônicos que você possui e se perguntar:quanto custaria para concertar ou até mesmo comprar todos eles novamente? E qual seria o prejuízo financeiro indireto causada pela falta ou má utilização desse equipamentos.se esta conclusão te preocupar isso significa que você irá precisar de um para-raios , cem que esquecer,que mesmo com um bom equipamento seus aparelhos não estarão totalmente protegidas, pois se os efeitos dos raios vierem pela rede elétrica externa :TV a cabo,sistema de telefonia poderá ocasionar danos.
Mas para termos certeza e maior compreensão que nossa instalação está devidamente e corretamente instalada é necessário ter um laudo de para raio.
Contendo os resultados das medições ôhmicas(avaliação de aterramento durante a passagem do raio).Do aterramento dentro dos padrões atuais descrição do modelo instalado ,assinado por engenheiro eletricista com A.R.T reconhecida e cópia da documentação do CREA do profissional.Dando um pouco mais de ênfase na necessidade das