Gestão Labor.
Introdução
A gestão ambiental é uma prática que ganha cada vez mais espaço nas organizações. Por meio dela, é possível a mobilização das empresas e de suas redes de relacionamento, contemplando tanto o público interno quanto o externo, para educação, sensibilização e adoção de práticas e atitudes adequadas ao novo paradigma que vivemos hoje de um planeta com recursos naturais finitos e já escassos em alguns casos.
É notória a conscientização acerca da necessidade de redução dos atuais padrões de consumo para diminuir os impactos ambientais negativos das atividades humanas no meio ambiente e consequentemente usufruir de um meio ambiente ecologicamente mais equilibrado.
Seu objetivo maior é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental.
Para atender aos desafios do desenvolvimento sustentável, surgiu uma infinidade de ações e iniciativas que favorecem o incremento de certificações ambientais, selos verdes, entre outros. Dentro desta nova configuração empresarial, as organizações estão respondendo a estas pressões com práticas gerenciais e investimentos em tecnologias mais limpas.
Objetivos
Despertar dos laboratórios de análises clínicas para uma visão dos moldes de ISO 14001 ou Sistema de Gestão Integrada.
Metodologia
Análises de artigos, GA de Laboratórios que possuem ISO 14001 (Sabin e Fleury).
Resultado
A implantação do Sistema de Gestão Integrada (SIG) em laboratórios de análises clínicas e biomédicas:
Composto pelo Sistema de Gestão da Qualidade, que está em conformidade com a NBR ISO 9001:2008); pelo Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001:2004); e pela preocupação com a saúde da segurança ocupacional do colaborador através da aplicação da norma certificável de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001:2007).
Objetivo: aliar qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional. Primeiramente, é