Gestão industrial
Para uma empresa de qualquer atividade vir a ter bons resultados e eficiência em suas tomadas de decisões futuras tem que haver conhecimento partindo de seus gestores. Para uma gestão bem sucedida e que venha a visar bons resultados é preciso conhecimento de alguns pontos importante pra a administração e contábilidade da empresa. Informações essas de definições conceituais e teóricas (creitério de rateio, custo por absorção, produtos em processo e produtos acabados) que são o suporte para elaborar o cálculo dos custos de unitários ultilizando as unidades equivalentes de produção, a formção do preço de venda com base nos custos e no mercado, a margem de contribuição, o ponto de equilibrio das empresas, o importante sistema integrado para gerar informções e as demonstrações contábeis que são de extrema inportância para ter o controle e saber se a empresa esta proporcionando bons resultados.
Os custos indiretos somente podem ser apropriados, por sua própria definição, de forma indireta aos produtos, ou seja, mediante estimativas, cristérios de rateio, previsão de comportamento de custos.
Ao estabelecer Critérios de Rateio para alocação de custos aos produtos, este vem carregados com certo grau de subjetivismo e com isso, a arbitrariedade sempre existirá nas alocações. Em alguns a arbitrariedade existente ocorrerá em nível aceitavél, em outras só será aceita por não haver alternativas. Existem recursos matemáticos e estatísticos capazes de solucionar esses prblemas, mas nem sempre é possivél sua utilização. A sujetividade já começa ao separarmos os custos das despesas quando realizamos essa tarefa para atribuir os custos aos produtos.
O Custeio por Absorção, também chamado Custeio Integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da aréa de fabricação, sejam esses custos definidos como diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador