Gestão Industrial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Sistema de acumulação de Custos...........................................................4
2.2 Unidades Equivalentes de Produção........................................................8
2.3 Análise Custo/Volume/Lucro....................................................................12
2.4 Importância de um sistema integrado para gerar informações...........13
4 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem como um de seus objetivos o oferecimento de informações aos gestores que possam auxiliar na tomada de decisões e que são imprescindíveis para uma boa gestão.
Segundo Iudícibus e Marion (2000, p.19), “A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões”.
Nesse contexto a contabilidade coloca a disposição do gestor a informação sobre custos de seus bens, mercadorias e/ou serviços, seja a empresa da atividade industrial, comercial ou da prestação de serviços.
Para tanto, custos devem ser entendidos como um ramo da contabilidade que cuida de apurar os valores para a produção de bens, mercadorias e serviços para fins de apuração do resultado e mensuração dos estoques de produtos acabados e/ou de produtos e serviços em acabamento, além de fornecer informações gerenciais.
Nesse sentido, as empresas têm buscado na Contabilidade de Custos o caminho para melhorar seu desempenho econômico e financeiro.
Um dos resultados que podem ser alavancados pelas pesquisas em custos é o aperfeiçoamento dos sistemas de custeio, os quais, um após outro, procura atender diferentes situações empresariais e ao mesmo tempo minimizar as falhas que podem ocorrer na apuração de custos nas empresas e influenciar seus resultados.
2 Definições conceituais - Custos
2.1.1 Sistemas de Acumulação de Custos
O sistema de acumulação