Gestão industrial
O presente trabalho tem por objetivo trazer conceitos e teorias que embasam os cálculos dos custos unitários utilizando unidades equivalentes. Demonstrar a formação do preço de venda e quanto ele irá contribuir com sua margem para obtenção de receita e assim chegarmos a um ponto de equilíbrio.
Destacarei critérios de rateios dos custos indiretos, assim como a importância de um sistema integrado para a gestão industrial.
Por fim, serão conceituados cincos demonstrações contábeis obrigatórias.
DESENVOLVIMENTO
A gestão na indústria é uma tarefa compartilhada de forma sincronizada, num ambiente de muita sinergia, entre as áreas estratégicas de produção, engenharia, manutenção, marketing, vendas, finanças, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, entre outras.
Percebe-se que para que haja uma gestão bem sucedida, será de extrema importância conhecer informações conceituais e teóricas que embasem o cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes, a formação do preço de venda, o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio, os quais serão descritos a seguir.
Os custos indiretos somente podem ser apropriados, por sua própria definição, de forma indireta aos produtos, ou seja, mediante estimativas, critérios de rateio, previsão de comportamento de custos.
Algumas empresas podem ratear os custos indiretos de produção baseado, por exemplo, nas horas – máquinas. Custeio por absorção, também conhecido como custeio integral é o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção incluindo os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. Segundo Meglioni, "o custeio por absorção é o método que consiste em atribuir aos produtos fabricados