GESTÃO HOSPITALAR
1 INTRODUÇÃO 3
2 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS 4
3 SAÚDE SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 5
4 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Sua extensão vai desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para todos do país.
O SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal brasileira, para ser o sistema de saúde dos milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o SUS também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária.
SUS, esta em constante processo de aperfeiçoamento. A promoção da saúde à população estará sofrendo sempre transformações, pois, como as sociedades são dinâmicas, a cada dia surgem novas tecnologias que devem ser utilizadas para a melhoria dos serviços e das ações de saúde. Além disso, temos também como condição essencial para um melhor funcionamento do SUS a participação e mobilização social em seus trabalhos.
O SUS veio para melhorar a saúde publica atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.
2 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como sua meta tornar-se um importante meio de promoção no atendimento das necessidades de saúde da população, oferecendo serviços com qualidade adequados às necessidades, independente da classe do paciente.
O SUS se propõe a promover a saúde, priorizando as ações preventivas, fazendo com que a população conheça seus direitos, deveres e os riscos à saúde.
O controle das doenças, seu aumento, propagação e vigilância epidemiológica são algumas das responsabilidades do SUS, assim como o controle dos remédios, de exames, de alimentos, higiene e de instalações que atendem a população.
O setor privado