gestão hospitalar
COLE«ÃO
EMPRESARIAL
GESTÃO
Francisco Ferraes Neto
MaurÌcio Kuehne Junior
O objetivo deste capÌtulo È demonstrar alguns conceitos relacionados ‡ atividade logÌstica e como esta atividade pode ser melhor compreendida e implementada em qualquer tipo e porte de organizaÁ„o. Para tanto, o texto est· subdividido em 5 seÁıes. A primeira seÁ„o conceitua otermologÌstica, explicando o porque de cada vez mais estarmos escutando tanto a palavra em quest„o. A seÁ„o 2 busca informar o leitor a respeito do que È e de como gerenciar uma cadeia de abastecimento ou ìSupply Chainî, como est· sendo mais conhecida.
A seÁ„o 3, LogÌstica e Competitividade, trata de um fator muito importante dentro de qualquer organizaÁ„o que È a diferenciaÁ„o e de como a logÌstica pode colaborar nesse processo de ìvida ou morteî das organizaÁıes. A seÁ„o 4 trata da an·lise das aplicaÁıes logÌsticas, dividindo-as em 4 grandes grupos, respondendo a algumas questıes bastante polÍmicas. Por ultimo, porÈm n„o menos importante, o capÌtulo ir· demonstrar ao leitor a import‚ncia da estratÈgia logÌstica, inclusive com uma comparaÁ„o histÛrica das atividades em uma organizaÁ„o, chegando ‡ estratÈgica filosofia do Just-in-time.
1 O que È logÌstica?
Muito se fala a respeito da logÌstica como sendo, atualmente, a respons·vel pelo sucesso ou insucesso das organizaÁıes. PorÈm, o que se pode perceber no mercado È que muito pouco se sabe sobre as atividades logÌsticas e como as mesmas devem ser definidas nas organizaÁıes. … importante ent„o evitar que situaÁıes de modismo acabem por influenciar o uso errado da palavra e, o que seria muito pior, de suas tÈcnicas e atividades. Mas, afinal, o que
È realmente a logÌstica?
LogÌstica Empresarial
440
GESTÃO
EMPRESARIAL
Pode-se definir logÌstica como sendo a junÁ„o de quatro atividades b·sicas: as deaquisiÁ„o,movimentaÁ„o,armazenagemeentregade produtos.
Para que essas atividades funcionem, È imperativo que as atividades de
planejamento