Gestão financeira
Tecnologia em Gestão Financeira
GESTÃO DE RISCOS
Risco – Renda Fixa
Aline Vaz de Oliveira
Daniele Fidelis Glater
Flavia Ferreira Santana
Sheila Natália de O. Cruz
Belo Horizonte, 04 de Abril de 2013
Questão 01
De acordo com os conceitos trabalhados, os ativos financeiros são títulos emitidos pelos agentes deficitários, podendo ser divididos em títulos patrimoniais, renda fixa e derivativos. Analise os tipos de risco pertinentes aos ativos de renda fixa, explique como devemos proceder na vida real para buscar reduzir seus efeitos.
Os ativos de renda fixa estão expostos aos seguintes riscos:
- Risco de crédito;
- Risco de liquidez;
- Risco de inflação;
- Risco de taxa de juros.
Os ativos de renda fixa podem apresentar retornos negativos devido à mudança da taxa de juros no país, risco considerado mínimo pelo mercado financeiro. Para reduzir ou minimizar esse risco deve-se analisar o cenário de inflação do país.
Os riscos de crédito referem-se à possibilidade da instituição, a qual está negociando, não cumprir com sua parte e deixar de honrar seus compromissos, deve-se optar por títulos públicos. Devemos observar também a classificação de risco (rating) emitida por agências especializadas. Quanto maior a nota, menor a chance de calote daquele governo ou empresa, portando menor o risco. Já para reduzir o risco de liquidez que se refere à dificuldade de transformar algum ativo em dinheiro, pode se optar para reduzir os riscos em compra de ativos de empresas mais conhecidas.
Questão 2
Segundo a realidade econômica criada abaixo, como você investiria um capital de R$ 100.000,00, visando uma boa relação rentabilidade/risco (segundo estratégias estudadas em sala de aula)? Por que os outros ativos não são interessantes na sua concepção?
Com inflação mostrando sinais de queda, optamos por investir uma parte do valor em renda fixa prefixado, que propõe uma taxa quase duas vezes superior que a