Estrutura da caixa federal
A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL é uma instituição pública de direito privado, com sede em Brasília e atuação em todo o território nacional. Sua estrutura é composta pelos seguintes órgãos:
Conselho de Administração; Órgão superior que define as políticas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. É composto por sete membros: cinco membros indicados pelo Ministro de Estado da Fazenda, dentre eles o presidente do Conselho; o presidente da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, que exercerá a vice-presidência do Conselho; e um membro indicado pelo Ministro de Estado do Orçamento e Gestão.
Conselho Fiscal; Integrado por cinco membros efetivos e respectivos suplentes.
Diretoria Colegiada; Órgão executivo das atividades da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. É composto pelo presidente e seis diretores da Instituição, sem designação especial, e pelo diretor responsável exclusivamente pela Gestão e Supervisão de Recursos de Terceiros. Vinculada ao Ministério da Fazenda, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL submete-se às decisões e disciplina normativa do Banco Central e às normas do Conselho Monetário Nacional. A Empresa integra o Sistema Financeiro Nacional - SFN; o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo - SBPE; e a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliárioe Poupança -ABECIP. Membro do Comitê de Instituições Financeiras Federais - COMIF, suas contas e operações estão sujeitas ao exame e julgamento do Tribunal de Contas da União e da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Fazenda.
Nos últimos anos, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL vem passando por uma série de reestruturações com o objetivo de tornar-se mais ágil, moderna e competitiva. Para isso, a Empresa conta com mais de 75.000 empregados, além de estagiários e prestadores de serviço, distribuídos entre Matriz, Superintendências Regionais, Gerências de Filiais e Agências.
A depender do porte, cada agência poderá ter na sua estrutura as seguintes funções: Gerente Geral, Gerente de Relacionamento, Gerente de