GESTÃO FINANCEIRA
CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS
RESUMO DA SEÇÃO “AÇÕES E SUAS AVALIAÇÕES”
LIVRO: “ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: TEORIA E PRÁTICA”.
DISCIPLINA: GESTÃO FINANCEIRA
SÃO PAULO 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS
Resumo da seção “Ações e suas avaliações”, do livro “Administração Financeira: Teoria e prática”, entregue como exigência para avaliação do 2° Semestre do curso de Processos Gerenciais da Universidade Paulista - UNIP.
Orientador: Wanderley Adaid.
SÃO PAULO 2014
SUMÁRIO
1. AÇÕES.
Também chamadas simplesmente de "papéis", são as parcelas que compõem o capital social de uma empresa, ou seja, são as unidades de títulos emitidas por sociedades anônimas.
As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais, sendo o capital social o investimento dos donos na empresa, ou seja, o patrimônio da empresa, esse dinheiro compra máquinas, paga funcionários etc. O capital social, assim, é a própria empresa.
“A companhia aberta é a instituição mais democrática do mundo: não importam raça, sexo, religião ou nacionalidade, qualquer um pode tornar-se sócio de uma empresa de capital aberto, por meio da compra de ações. "É um exemplo da verdadeira igualdade de oportunidade".
Peter Lynch, famoso gestor de fundos nos Estados.
Como a negociação é diária e eletrônica, o preço das ações flutua: se há muitos compradores, o preço tende a subir; do contrário, ou seja, quando há muitos investidores vendendo essas ações, o preço cai, é a lei da oferta e da procura.
Como especulador, mesmo com pouco dinheiro, pode fazer bons negócios comprando e vendendo ações de empresas. Como