Gestão financeira
Tendências Gerenciais Futuras
Prof. MSc. Miguel Scotti
Apostila 2
Gestão Orientada por Processos
1. Introdução
O ambiente cultural e competitivo vem mudando radicalmente em nossos tempos provocando mudanças de comportamento do consumidor que tende a ser cada vez mais exigente em relação ao valor pelo qual está disposto pagar. Esta postura amplia a concorrência que paralelamente à evolução, sem precedentes das diversas tecnologias tendem a formar ambientes competitivos extremamente complexos pelas interdependências, mutantes em alta velocidade, o que os sobrecarrega com incerteza e ambigüidade.
Diante destes cenários e tendências, muitas delas já presentes, principalmente nos novos setores da economia - as organizações de negócio buscam Modelos de Gestão que ofereçam adequada resposta aos desafios impostos. Estes modelos buscam resposta a partir de um conjunto de comportamentos, sistemas e tecnologias que atendam aos princípios que têm se mostrado mais efetivos para o ambiente competitivo; são eles: • valor aos interessados; • inovação; • flexibilidade; • agilidade; • integração, • multidiciplinaridade ; • perspectiva sistêmica.
Destes, a tecnologia de Gestão Orientada por Processos se destaca pela sua adequação, simplicidade e efetiva contribuição que tem prestado a empresas de ponta que o adotaram tais como: Petrobrás, Copesul, Ambev, ALL, Boticário entre outras.
Esta tecnologia, encontra seu sucesso no vácuo de soluções deixado pelo histórico modelo vertical orientado por funções, que transversais aos processos de negócio e criação de valor para o cliente, desviam as atenções das equipes desse objetivo maior. Romper com o modelo funcional não é tarefa simples, mas tem se mostrado compensador, não só pela velocidade das mudanças que possibilita, mas também pelo alinhamento estratégico dos processos e atividades que impõe à organização.