Gestão Familiar - Questões para prova
Quais cuidados fazem-se necessários a partir do momento que o proprietário ou a família toma decisão de vender a empresa?
A partir do momento em que o proprietário ou a família toma a decisão de vender a empresa, quais cuidados devem ser observados, segundo Adachi4: Contratar uma empresa especializada ou estabelecer mecanismos gerenciais que permitam avaliar a empresa, conforme seu mercado de atuação; Estabelecer o preço de venda e a forma de recebimento, quando da efetivação do negócio; Se a venda estiver relacionada a um novo investimento, reunir a família ou sócios e discutir o risco, a viabilidade do negócio e suas implicações a curto, médio e longo prazo; Se a venda estiver atrelada à divisão de bens, antes de efetivar o negócio é preciso estabelecer critérios e percentuais das pessoas favorecidas; Se a venda estiver relacionada a conflitos familiares pare e pense! O que está faltando é uma liderança capaz de gerenciar a situação. Recomeçar 81 novamente do zero, talvez não seja a melhor alternativa. É preciso fazer as pessoas entenderem que discordar também faz parte do negócio.
Como ocorre o processo sucessório dentro da gestão da empresa familiar?
Quatro fatores críticos são apontados: 1. A atitude do líder para assumir seu progressivo afastamento; 2. A relação entre ele e seus sucessores em potencial; 3. O planejamento e a administração do processo de transferência do controle à geração seguinte para garantir a continuidade da família empresária na empresa familiar; 4. A transmissão do poder de decisão e da propriedade para a geração sucessora. O fator mais crítico para assegurar a continuidade de uma empresa familiar é planejar com antecipação. A sucessão envolvendo uma empresa familiar é um assunto pouco discutido entre os membros da família e sobre esse assunto pairam muitos tabus, como por exemplo: A sucessão é assunto para ser tratado somente após a morte do fundador; Temos medo que nosso pai