GESTÃO ESTRATÉGICA COMPETITIVA
PRINCIPAIS CARACTERÍTICAS:
ATUAÇÃO GLOBAL GLOBALIZAÇÃO É A IMPOSSIBILIDADE DE AS EMPRESAS E GOVERNOS SEGUIREM OUTRA LÓGICA QUE NÃO A DO MERCADO MUNDIAL. O QUE CHAMAMOS DE GLOBALIZAÇÃO ERA CHAMADO, HÁ CERCA DE UM SÉCULO DE IMPERIALISMO.
A GLOBALIZAÇÃO É SINÉRGICA, SENDO MAIOR DO QUE O PODER SOMADO DAS ECONOMIAS NACIONAIS E ESTABELECENDO UMA NOVA EQUAÇÃO EM QUE A ECONOMIA SUPLANTA A POLÍTICA E PRODUZ UM CAMPO FÉRTIL PAR A QUEDA DAS FRONTEIRAS COMERCIAIS E PARA A ATUAÇÃO GOLBAL DAS ORGANIZAÇÕES. COM A GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS NO MUNDO, SOBREVIVEM OS MAIS FORTES (DARWIN).
PROATIVIDADE E FOCO PARTICIPATIVO
A CONCRETIZAÇAO DOS OBJETIVOS DESEJADOS SERÁ MAIS PROVÁVEL SE A ORGANIZAÇÃO INCENTIVAR A POSTURA EMPREENDEDORA DE TODOS OS SEUS COLABORADORES, PROMOVENDO ASSIM UM PROCESSO COM FOCO PARTICIPATIVO NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO.
PARA CONDUZIR A GESTÃO ESTRATÉGICA COMPETITIVA, A ORGANIZAÇÃO DEVE COMPREENDER, DE FORMA COLETIVA, OS LIMITES DE SUAS FORÇAS E COMPETÊNCIAS PARA MELHOR CONHECER O MEIO AMBIENTE E PODER CONVERTER EM SUCESSO AS OPORTUNIDADES EXISTENTES.
INCENTIVO À PRODUTIVIDADE
A NECESSIDADE PREMENTE DE QUE AS EMPRESAS SE AMOLDEM AOS NOVOS MÉTODOS PRODUTIVOS E AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS “PÓS TERCEIRA ONDA”. DESAFIAR A CRIATIVIDADE DE CADA COLABORADOR DA EMPRESA PARA ACOMPANHAR A VELOCIDADE DE TRANSFORMAÇÃO. PARA CRIAR UM AMBIENTE QUE INCENTIVE A CRIATIVIDADE, A ORGANIZAÇÃO DEVE BUSCAR UM COMPROMETIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DE TODOS, RECONHECENDO E RECOMPENSANDO O DESENVOLVIMENTO DE IDÉIAS INOVADORAS DOS SEUS COLABORADORES.
CONTROLE PELO BSC
DERAM INÍCIO A TEORIA DO BSC, KAPLAN E NORTON, ELES ACREDITAVAM QUE OS MÉTODOS EXISTENTES DE MEDIDA DE DESEMPENHO EMPRESARIAL, OS QUAIS UTILIZAVAM APENAS INDICADORES CONTÁBEIS E FINANCEIROS, PREJUDICARIAM O CONTROLE ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO.
UM RECENTE SOCRECARD CORPORATIVO QUE APRESENTAVA, ALÉM DE MEDIDAS FINANCEIRAS TRADICIONAIS, OUTRAS MEDIDAS DE