gestão empresarial
Oempreendedor não é somente um fundador de novas empresas ou o construtor de novos negócios. Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias. Mais ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rá-pido, aproveitando as oportunidades fortuitas. O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizaruma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades einovando continuamente. Essa defi nição envolve não apenas os fundadores de empresas, mas os membros da segunda ou terceira geração de empresas familiares e os gerentes-proprietários, que compram empresas já existentes de seus fundadores.Dessa forma eles são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico.
Origem do pensamento empreendedor:
O pensamento empreendedor tem como origem a reflexão dos grandes pensadores econômicos de séculos passados, defensores do liberalismo econômico. Estes defendiam que a ação da economia era refletida pelas forças livres do mercado e da concorrência. O empreendedorismo é visto como o engenho que direciona a inovação e promove o desenvolvimento. Além dos pensadores econômicos temos outros cientistas que estudam o desenvolvimento do empreendedorismo: a sociologia, a psicologia, a antropologia. Em síntese temos algumas visões que apoiam a origem do pensamento.
“A visão economista”
O Empreendedor é aquele que adquire a matéria-prima por um determinado preço e a revende a um preço incerto. E após obter um retorno acima do que espera entende que sua investida foi bem sucedida, nesta visão ainda é possível entender que o empreendedor busca aproveitar novas oportunidades, e toma atitude através de alguns riscos calculados.
“A personalidade”
Um dos traços mais evidentes em todo empreendedor é o carisma, que nem todo ser uma desenvolve somente alguns possuem o restante durante toda sua existência