Gestão empresarial
PROFESSOR: RICARDO BERTINI
2º ADA
ÍNDICE
✓ CAPÍTULO 1: MISTURA DE GERAÇÕES
✓ CAPÍTULO 2: FOCO NO COLABORADOR
✓ CAPÍTULO 3: COMO APROVEITAR UMA BOA IDEIA?
✓ BIBLIOGRAFIA
CAPÍTULO 1: MISTURA DE GERAÇÕES
Quem tem mais de 35 anos muitas vezes não entende as reações de alguns de seus colegas de trabalho. Super ativos, imediatistas, querem feedback a todo momento e rápido reconhecimento, não gostam de horários rígidos, adoram navegar na Internet, são ousados, amam trabalhar, mas não querem que o trabalho seja sua vida. Essas são algumas das características da Geração Y, composta por jovens de até 30 anos, que atingem posições de lideranças cada vez mais cedo.
Vivemos um momento histórico único, onde as gerações (Veteranos, Baby Boomers, X e Y) convivem juntas, no mesmo ambiente de trabalho, umas chefiando outras e vice-versa, com culturas, aspirações e modelos mentais diferentes. Para relacionar-se bem com a Geração Y é preciso respeitar a sua inteligência, manter a coerência, estar nos lugares físicos e virtuais onde seus membros estão e manejar de maneira estratégica as ferramentas que essa geração usa e entende.
O que podemos perceber é que as quatro gerações estão convivendo juntas dentro das empresas e precisam achar um ponto de equilíbrio para esta convivência.
As gerações têm levado em média 20 anos para se formar. Cada geração possui suas características, muitas vezes influenciadas por acontecimentos mundiais ou locais, que marcam suas vidas.
Entenda as características de cada uma das gerações atualmente conhecidas:
Veteranos – Senhores que nasceram durante a 1ª guerra mundial, participaram da segunda guerra, não necessariamente ativamente. Foram educados para a disciplina e o respeito às hierarquias. No trabalho valorizam o comprometimento e a lealdade.
Baby Boomers – Os nascidos logo após a segunda guerra, entre 1945 e