Gestão Empresarial exemplo Facebook
Minha pesquisa foi retirada da reportagem capa da Revista Exame de Dez.2010 - "Uma história de cinema".
Aos 26 anos, Mark Zuckeberg está à frente do maior fenômeno da internet na atualidade, o Facebook.
Na reportagem, o escritor Sergio Teixeira Jr. confirma que muitos já tentaram criar uma rede social de sucesso, dos pioneiros do Friendster ao Google, com o seu Orkut, mas só Zuckeberg conseguiu.
As características perceptíveis relatadas no decorrer da entrevista foram:
1- Um visionário e intuitivo: Zuckeberg nunca abriu mão de sua visão, e o resultado hoje é uma das empresas mais admiradas e poderosas do Vale do Silício, a meca mundial da tecnologia.
2- Criatividade: palavras de Zuckeberg, "o Facebook é fazer do mundo um lugar mais aberto e conectado", diz ainda que essas duas palavras são essenciais para entender sua rede social Facebook. O maior ativo do site é que os acadêmicos chamam de "grafo social". Nós sabemos quem são nossos amigos, do que eles gostam que grau de confiança e intimidade temos com cada um deles, e o Facebook consegue capturar e mapear essas conexões.
Na minha opinião ele foi inovador também, porque ele olhou para todas as outras redes sociais e pensou em uma rede diferente.
Daí também entra uma outra característica de um empreendedor que é a percepção.
3- Percepção: no tempo de escola Zuckeberg e seus colegas observaram que as redes sociais que já estavam obsoletas, e que seria a oportunidade de criar ou reformular uma nova rede. Estes foram fatores que provocaram a mudança, portanto foi um período de adaptação a mudança.
4- Persistência: A quase 7 anos de criação a Facebook vem crescendo e já conquistou meio bilhão de usuários. Na Dinamarca, no Reino Unido e nos USA, falta muito pouco para alcançar 50% da penetração. Mas esses dados não são suficientes para Zuckeberg, “expandir o mapa e penetrar em outros países ainda é o seu objetivo mais importante”.
Uma unanimidade em relação às opiniões sobre ele é o