Gestão empreendedora
Característica marcante do empreendedor é a capacidade de identificar oportunidades. Na maior parte das vezes, ele não espera que alguém lhe diga que esse ou aquele negócio é bom. Quando identifica uma oportunidade, pesquisa o mercado e descobre suas necessidades. Analisa também a concorrência, testa produtos e serviços, e busca fornecedores que possam agregar vantagens ou diferenciais ao seu projeto. Um bom planejamento, e uso dessas estratégias, permitem que se desenvolvam negócios melhores que os outros.
É de extremo valor nos negócios a habilidade do empresário em conhecer os números de sua empresa e acompanhá-los diariamente. Estamos falando de investimento, de todos os custos e despesas envolvidas, da definição correta dos preços de venda, da margem de contribuição e outros itens afins. O sucesso de qualquer empreendimento, incluindo o sistema de franchising, é sustentado no conhecimento desses números.
Franqueador e franqueado precisam se envolver de corpo e alma com o negócio. A administração da empresa exige além de um rigoroso controle financeiro diário, muita atenção com prazos, satisfação dos clientes, motivação da equipe, imagem da empresa e da marca, e demais procedimentos específicos de cada segmento de negócio. É fundamental mudanças e desafios constantes e que o mercado apresenta suas complexidades. No varejo não se espera acontecer, nele se faz. É necessário, portanto, ser ágil, focar ações nos clientes, monitorar a concorrência, manter uma comunicação empresarial planejada e conquistar o mercado.
Soma-se a isso a capacidade de gerenciar pessoas. É preciso saber aproveitar o talento de cada elemento da equipe, pois é com pessoas que se alcança a necessária qualidade nos produtos e serviços. Tudo isso requer mais uma característica do empreendedor: ser comunicativo, bom em negociações e que ter uma boa rede de relacionamentos.
Nos negócios não se pode perder oportunidades de aprimoramento. É preciso