Gestão empreendedora: ferramentas gerenciais
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo estudar a aplicação das ferramentas de gestão, abordando suas contribuições para a eficiência dos processos organizacionais. O desenvolvimento deste trabalho contempla o setor automotivo, especificamente a atividade de troca de óleo. No decorrer das análises, foram identificados fatores críticos de sucesso, e mediante as informações obtidas foram feitas sugestões das ferramentas adequadas para implantação de metas empreendedoras. A metodologia aplicada foi descritivo-exploratória, uma vez que foi necessária uma familiarização com os fenômenos estudados na empresa, a fim de obter maior compreensão e precisão dos dados analisados. As ferramentas utilizadas foram baseadas no processo de Melhoria Contínua, aplicando dois instrumentos de gestão, o Kaizen, método baseado na filosofia japonesa de sempre mudar para melhor, e o Benchmarking, um dos instrumentos mais utilizados atualmente nas organizações, caracterizado pela aferição externa ou interna, a fim de aplicar as melhores práticas e processos organizacionais. O referencial teórico aplicado partiu do estudo documental de autores e teses de especialistas sobre cada assunto determinado no artigo.
Palavras-chave: Empreendedorismo, melhoria contínua, Benchmarking, Kaizen e setor automotivo.
INTRODUÇÃO
O artigo a seguir foi desenvolvido pelos alunos do 4º período do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Newton Paiva e elaborado durante os meses de Agosto à Novembro do ano de 2012.
Sua proposta consiste em aplicar ferramentas gerenciais que permitam implantar metas empreendedoras nas organizações do setor automotivo, a fim de servirem de apoio para o processo decisório.
Atualmente, as empresas prezam cada vez mais pelos ativos humanos, profissionais capacitados, renovação de produtos, investimentos e mercados. Cabe ao homem a competência de modificar as organizações, aperfeiçoar