Gestão em Negocios
O que é organograma ? Gráfico que representa a estrutura formal da organização num determinado momento, ou seja a disposição e a hierarquia dos órgãos.
Deve ser usado como instrumento de trabalho Requisitados:
Fácil leitura;
Permitir boa apresentação dos componentes de uma organização;
Fazer parte de um processo organizacional de representação estrutural;
Ser Flexível.
Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar. Tipos de Organogramas Organograma vertical: Também chamado de clássico, é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa. È bastante usada em instituições tradicionais, onde a visão é fator predomiante.
Organograma Horizontal: É um organograma em que as instâncias de poder mais alto da empresa estão próximas aos níveis operacionais da empresa. Num organograma horizontal a quantidade de chefes por funcionarios é pequena.
Organograma Circular ou Radical: É exatamente usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo.
Organograma Funcional: É parecido com o organograma vertical, mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização.
Tipo 1.
- O funcinario não tem um chefe hierárquico imediato;
- Assim que o funcionário conclui a terefa, sua subordinação muda para o supervisor adequando a nova tarefa executada;
- As ligações indicam uma subordinação temporaria.
Tipo 2.
- Aplicado em organizações