Gestão dos tributos aplicada as empresas
A gestão dos tributos aplicada nas empresas é motivo de grande preocupação entre profissionais do setor econômico e financeiro, devido principalmente a complexidade do sistema tributário brasileiro e suas constantes alterações, a questão do gerenciamento dos tributos por meio do planejamento tributário ainda é pouco entendida por muitos dos profissionais que atuam nessas áreas, e consequentemente pouco aplicado nas organizações.
Diante de tais fatos, depara-se com o seguinte problema: - como a falta de conhecimento das questões tributárias pode afetar de forma negativa os resultados de uma empresa e como identificar o melhor regime tributário a ser aplicado em uma organização? Com base nestas questões, o objetivo geral do trabalho será pesquisar como as obrigações fiscais e tributárias afetam no resultado das organizações, identificando a possibilidade da redução da carga tributária dentro das normas legais. Sendo os objetivos específicos: - realizar pesquisa bibliográfica a respeito do assunto Planejamento Tributário, demonstrar a importância desse planejamento e a influência que este exerce no resultado de uma empresa de médio porte.
O presente trabalho se justifica a identificar de que forma o planejamento tributário de uma empresa poderá mantê-la no mercado competitivo, e como a contabilidade pode contribuir com a mesma de modo a garantir os resultados esperados.
Para a realização desse trabalho serão utilizadas fontes bibliográficas livros e artigos pesquisados na biblioteca da Faculdade Novos Horizontes, bem como outras fontes de pesquisa com objetivo de enriquecer e complementar as informações descritas no referencial teórico, completando a pesquisa com um estudo de caso, identificando por meio de análise comparativa entre lucro presumido e lucro real, as consequências na adoção de um ou outro regime de tributação.
2 REFENCIAL TEÓRICO
2.1 Regimes tributários e seus enquadramentos
No Brasil existem três regimes de