Gestão documental
A questão patrimonial em debate:
gestão de conhecimento nas instituições de memória
Trabalho apresentado à Disciplina Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, ministrado pelo Professor Ricardo Rodrigues Barbosa.
Belo Horizonte
Escola de Ciência da Informação
2009
RESUMO
O patrimônio cultural, formado pelo conjunto de bens materiais móveis constituem os acervos das instituições de memória: bibliotecas, arquivos e museus. Tais instituições possuem características comuns, quando se referem à proteção do patrimônio cultural e dos modelos de gestão adotados. A gestão das instituições de memória têm como orientador a existência de políticas culturais locais ou em níveis governamentais mais extensos, que refletem as legislações relacionadas a preservação do patrimônio cultural. O objetivo deste trabalho é ampliar o conceito de gestão adotado nestas organizações tendo como perspectiva a geração de conhecimento como orientador de práticas e ações Informacionais tornando as instituições de memória em espaços de produção de conhecimento na sociedade da informação.
INTRODUÇÃO
O tema preservação de acervos vem alcançando na literatura da Ciência da Informação destaque progressivo no cenário nacional e internacional. As discussões a respeito das políticas de proteção ao patrimônio incluem desde a legislação a cerca das definições do vasto acervo que forma o patrimônio cultural, até as determinações legais sobre a atuação dos diversos profissionais nesse espaço.
Evidenciam-se inúmeras iniciativas registradas pela produção técnico-científica da área e interdisciplinares ressaltando, neste caso, publicações dos campos de Biblioteconomia, Arquivologia, História, Arquitetura e Museologia, que denotam preocupações de órgãos, de instituições e empresas, de comissões, de pessoas e da sociedade