Gestão do tempo
Diante dos mais variados grupos que convivo, tenho observado a dificuldade que as pessoas tem de administrar o tempo e suas atividades, de maneira mais efetiva e rigorosa, ao conquistar o primeiro emprego e, ao mesmo tempo, iniciar em um curso de graduação, na fase do ensino médio, fase essa que o número de tarefas aumenta, pude presenciar colegas que pensaram em desistir do primeiro estágio, para dedicarem tempo somente aos estudos. Não é fácil, mas é possível ter tempo para trabalho e estudos, hoje acredito que abdicar do trabalho não é uma boa alternativa logo de começo.
A gestão do tempo não pode ser deixada como uma tarefa secundária, ela deve ser uma tarefa a ser resolvida no presente, sabemos que mais cedo ou mais tarde teremos que aprender a se organizar e sermos mais produtivos em menos tempo, do contrário, podemos esquecer a ideia de ser um profissional de resultados no mercado de trabalho, mercado esse que se encontra a cada dia mais competitivo.
Estava lendo um artigo sobre o tema, e o autor citou cinco passos básicos para que trabalho e estudos entrem em harmonia:
Em primeiro lugar, escreva as atividades: não deixe nada na cabeça, registre o que tem para fazer em uma agenda, caderno, celular ou um software de planejamento. Registre tudo, da vida, escola, trabalhos, TCC e outras atividades que precisam ser realizadas no trabalho;
Segundo, Trace seu planejamento com todas as atividades em mãos distribuindo-as com a antecedência de ao menos três dias do termino do prazo. Isso lhe dará mais mobilidade no dia a dia, fazendo com que cumpra tudo no prazo e ainda ganhe um tempo para descansar ou adiantarnovas tarefas;
Terceiro, muito cuidado com as urgências, pois essas são atividades que chegam em cima da hora, geralmente causam estresse. Para evitá-las, reserve de 30 minutos a 1 hora do seu dia para esses imprevistos.
Em quarto luga, Evite as atividades circunstanciais: sabe aquela atividade que, se você não tivesse perdido seu tempo