gestão do conhecimento etapa 4
PASSO 1
Nos dias atuais o conhecimento é o recurso econômico , mais precioso e utilizado como elemento de competição , assim como , está inserido em corporações e instituições , que tenham como objetivo , o crescimento.
A gestão do conhecimento tem sido usada como foco de análise e aplicações , nas organizações ; o conhecimento é a chave para as companhias que pretendem , agregar valor a seus produtos e serviços . É um assunto amplamente estudado atualmente e utilizado no apoio de conhecimento nas organizações.
Porém , não existe definições corretas , é um conceito difícil de ser definido com precisão e simplicidade.
Analisamos e pesquisamos alguns conceitos de gestão do conhecimento para entendê-los melhor.
Conceito 01 – É um conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização , aumente de forma significativa.
Conceito 02 – É um processo de procurar , selecionar , analisar de maneira inteligente , e racional , a grande quantidade de informações disponíveis , com o fim de que , a empresa não tenha que estudar duas vezes , nem mesmo o processo , e desta forma , melhorar o rendimento organizacional e pessoal.
Conceito 03 – Processo de criar , continuamente , novos conhecimentos , disseminando – os amplamente , através da organização , e incorporando –os velozmente , em novos produtos , serviços e tecnologia e sistemas.
Nos dias de hoje , não existe um padrão acordado , sobre a definição exata da gestão do conhecimento , mas , o importante é entender que a gestão do conhecimento , não é um conceito atual , e sim , um conceito de tentar novamente , as novas tecnologias de medias equipamentos e técnicas , que surgiram com a evolução .
O conhecimento é formado por 2 componentes principais: Explícito e tácito.
Explícito: expressado em palavras , números , ou sons compartillhados na forma de dados , recursos visuais , especificações de produtos ou manuais.
Tácito: é imensuravel e pessoal .