gestão do conhecimento atividade 3
2. Organizar uma coalizão orientadora: Para Kotter, sozinho o líder da mudança não chega a lugar algum. Toda boa iniciativa de mudança precisa de um grupo de defensores influentes e efetivos. É importante identificar as pessoas certas que estão totalmente comprometidas com a iniciativa de mudança. Em alguns casos, os melhores defensores da mudança são os considerados mais céticos em relação à mudança ou que seriam vistos como cínicos ou difíceis de lidar.Veja mais adiante o fator 3, Incutir uma visão & Mobilizar ativistas!
3. Criar uma Visão: uma visão deixa clara a direção da mudança, as outras decisões devem estar alinhadas à visão. A visão ajuda também a alinhar os indivíduos e a motivá-los de forma eficaz. Novamente, essa questão será retomada na sequência, quando for abordado o fator 3, Incutir uma visão & Mobilizar ativistas!
4. Comunicar uma visão de mudança: Kotter afirma que uma visão passa a ter significado real somente quando é transmitida de maneira convincente, por isso é vital transmiti-la com convicção. Mais uma vez o fator Intenção aparece aqui.
5. Delegar autoridade aos funcionários: esse fator está ligado ao treinamento, capacitação, reorganização e remoção de barreiras estruturais que impeçam o time de avançar em direção à visão. Lembra o fator 4, Autonomia, que veremos mais adiante. em mudanças bem sucedidas. Relatórios e planilhas não são sufic ientes, você precisa demonstrar ações que conscientizem as pessoas, até mesmo as choquem ou surpreendam, para que elas entendam a necessidade da mudança que você determinou. A meta é