Gestão desenpenho
1 – Desempenho e potencial: uma diferenciação necessária
Os termos desempenho e potencial têm conceitos diferentes, embora a relação estreita entre ambos provoque equívocos e distorções. Desde 1970 ocorreram mudanças no mundo do trabalho devido ás exigências competitivas. Avanços tecnológicos e mercado globalizado mostram a importância da força humana no processo produtivo e levam a substituição dos alicerces dos modelos mecanicistas por outros mais flexíveis.
Potencial
Capacidade de realizar algo ou alguma modalidade de poder que ainda não devidamente acessada.
De acordo com um estudo realizado (Resende 2003:44) entre 1985 e 1997 potencial é “algo, condição ou situação passível de ser desenvolvida”. É inerente à pessoa, refletido nos “conhecimentos, habilidades, experiências, interesses, caráter, entre outros, disponível para aplicação em qualquer situação de vida e de trabalho”.
O aproveitamento é inadequado do potencial humano propicia delegação de tarefas incompatíveis com o potencial do empregado, provocando desconforto e instabilidade.
Organizações que reconhecem a importância do capital humano para sustentação do negócio avaliam fatores como habilidades, domínio de conhecimentos, entre outros.
Bergamini e Beraldo (1988:34) enfatizam “avaliação de potencial não garante o desempenho futuro. É apenas afirmativa a ser confirmada pelo processo de avaliação de desempenho”.
Autores sinalizam que a natureza subjetiva das variáveis é a barreira mais significativa à capacitação de informações válidas e fidedignas sobre o potencial humano. Outros salientam a influência da cultura, ressaltando que o desenvolvimento do potencial ocorre em contextos específicos, nos quais predominam padrões culturais, cujos efeitos afetam positiva ou negativamente o desempenho esperado.
Múltiplas influências, ao afetar o potencial do ser humano, irão possibilitar um desempenho mais efetivo ou não.
Desempenho
No início, desempenho