Gestão de tecnologia da informação
1º sem. 2012
Tema: Métricas de software aplicadas à metodologia Scrum para gerenciamento de projetos.
Problema: Como definir métricas adequadas para projetos de software complexos com base na metodologia de desenvolvimento ágil Scrum?
Hipótese: Através da padronização de métricas que auxiliem o desenvolvimento ágil e as mudanças constantes do projeto.
Revisão da Literatura
Segundo Pressman (2003) a mensuração é aplicada na etapa de desenvolvimento de software ou atributos de um produto a fim de melhorá-lo de forma sempre constante para que se possa obter uma estimativa a longo prazo que afeta diretamente os fatores de controle de qualidade e avaliação do projeto. Métricas de software estão englobadas em gerenciamento de projetos que fazem parte da primeira camada do processo de engenharia de software. O gerenciamento por sua vez compreende todas as atividades que envolvem análise de erros, estimativas, acompanhamento e controle.
Ainda de acordo com Pressman (2003), a medição possibilita aos gerentes e à equipe envolvida no projeto compreender o processo de desenvolvimento do produto final (software) que está sendo produzido, utilizando o conceito das medidas diretas e indiretas e consequentemente as métricas geradas de produtividade e qualidade podem ser definidas. As métricas rotineiras no ambiente de desenvolvimento de software são as orientadas ao tamanho e função. As métricas orientadas ao tamanho usam como referência as linhas de código do software como fator principal para mensuração que por sua vez influência em outras métricas baseadas na função. A medição resulta em mudança cultural, os dados recolhidos durante o desenvolvimento e a computação das métricas para avaliação dos dados são os três passos primordiais para se estabelecer um controle de métricas, quando esses passos são implementados com o acompanhamento de um banco de dados com informações das medições e requisitos, os engenheiros de software podem