Gestão de Riscos
ANÁLISE E GESTÃO DE RISCOS
São Paulo
2012
APRESENTAÇÃO
Esta apostila foi elaborada com base em diversas pesquisas e na ABNT NBR ISO/ IEC 27005 com a adição de comentários, produtos gerados em cada etapa e fatores críticos de sucesso.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE QUADROS
LISTA DE ABREVIATURAS
ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas
ENANPAD
Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
TI
Tecnologia da Informação
IEC
International Electrotechnical Commitee
ISO
International Standards Organization
SGSI
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
RAE
Revista de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas
RAUSP
Revista de Administração da Universidade de São Paulo
RBV
Resource Based View
SUMÁRIO
1.1 Gestão da segurança da informação
Muitos trabalhos realizados sobre o tema segurança da informação possuem um enfoque técnico, mas em uma proporção muito menor, são os trabalhos que abordam o assunto com um enfoque estratégico, ou seja, na Gestão da Segurança da Informação (MARTINS; SANTOS, 2005).
A ISO 27001, uma norma publicada pela ISO Internacional, que possui como objetivo, a elaboração de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação que apresenta uma visão gerencial, define um SGSI (Sistema de Gestão da Segurança da Informação) como sendo parte de um sistema de gestão global, baseado na abordagem de riscos do negócio, para estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar a segurança da informação de qualquer empresa, independente do seu porte.
Por ser uma norma ISO, tradicionalmente, adota o modelo de gestão PDCA (Plan-Do-Check-Act), que é caracterizado por um ciclo de ações, que se repete continuamente sendo possível a incorporação de mudanças no ambiente.
Todas essas ações estão