Gestão de Riscos
Conforme 2 :p3 no Gerenciamento de Risco financeiro considera-se, em primeira instância, os riscos financeiros que compreendem àqueles que ocasionam ganhos ou perdas de recursos financeiros para instituição. Quanto à volatilidade, são observados resultados inesperados relacionados ao valor de ativos ou passivos de interesse 2 :p3
Pode-se classificar os riscos financeiros como estratégicos e não-estratégicos. Os estratégicos são aqueles assumidos voluntariamente 2 :p4. Uma cautelosa exposição a esses tipos de riscos é fator fundamental para o sucesso das atividades comerciais. Já os riscos não-estratégicos são aqueles que não podem ser controlados e não condicionam fator estratégico, e por isso denominado desta forma 2 :p4.
Risk and Control Impact Assessment.JPG
De acordo com Jorion 2 :p4, instituições financeiras têm, por objetivo principal, gerenciar ativamente os riscos financeiros, assumindo, intermediando e oferecendo conselhos. Compreender os riscos enquanto incertezas inevitáveis trazem aos administradores financeiros meios que prever e minimizar eventos adversos, estando preparados de maneira mais eficiente. E, conforme Jorion 2 :p4-5, o aumento da volatilidade dos mercados financeiros, no começo dos anos 1970, trazia uma única constante em relação a todos os fatos ocorridos, que é a imprevisibilidade, em que rápidas mudanças do cenário econômico geravam grandes perdas financeiras. O Gerenciamento de Risco, neste sentido, fornece proteção parcial contra essas fontes de risco.
Corporações assumem posturas de gerenciamento de risco