Gestão de Resíduos
Professora: Joselene Alves
Aluna: Marineusa Vieira dos Santos Alves
Turma: ST 314 A Noturno
Data: 13/06/2014
Relatório Visita Técnica Empresa Ambiental
Efetuamos uma visita na empresa Ambiental para conhecimento do destino final do lixo doméstico.
Ao contrário do que muita gente acha o lixo doméstico recolhido não é, e não pode ser jogado e deixado a céu aberto, para controlar os impactos ambientais, o aterro sanitário é o caminho mais correto que a Ambiental faz para o destino final do lixo coletado e tem todo um tratamento que a população deveria ter conhecimento, que sabe assim teriam mais consciência em relação ao meio ambiente e dariam mais valor as taxas que pagam sempre reclamando.
O lixo doméstico recolhido é descarregado no aterro em local predeterminado, compactado coberto com a terra, assim formam camadas sobrepostas. O aterro se mantém dentro dos padrões de operação exigidos porque é feito a drenagem dos líquidos poluentes, água pluviais e também o plantio de grama acima das camadas quando chega numa determinada altura.
Como funciona o aterro sanitário:
O aterro visa atender todas as exigências relativas e garantia de segurança ambiental e da saúde pública.
É feito uma terraplanagem próxima ao lençol freático, acima é colocada uma camada de argila compactada, depois uma geomembrana impermeabilizante que serve para não causar poluição do solo abaixo, acima uma camada drenante que também é colocado tubulações (horizontais )para saída de efluentes (chorume: liquido poluente gerado pelo lixo depositado no aterro), e na vertical é colocado tubulações para saída de gás poluentes.
O efluente (chorume) também recebe um tratamento adequado:
O efluente é encaminhado via tubulações um tanque de equalização onde são acrescentados produtos químicos para auxiliar no tratamento, gerando uma parte liquida e também lodo, o lodo é o subproduto gerado da ação dos produtos químicos, ele é encaminhado para a desidratação