Gestão de recursos humanos como agntes de transformação
Gestão de Recursos Humanos como Agente de Transformação e Mudanças
O setor de RH, ou departamento de pessoal de uma empresa, pode ser visto como um setor de agregar funcionários, retê-los, e usar-los, de maneira que, contribuam para o bom funcionamento da empresa.
Há muito que esse conceito tradicional está sendo substituído por um novo conceito, mais inovador, mais dinâmico. Onde antes visava apenas o aprendizado técnico, de forma metódica e tradicional, hoje, abriu espaço para um pensamento mais moderno. A gestão de Recursos Humanos, hoje visto como Gestão de Pessoas, ou Gestão com Pessoas passa a ver seus funcionários como colaboradores da empresa, e não mais como simples recursos para galgar lucros e mais lucros apenas. Compete ao
Departamento de Pessoal, treinar e capacitar, avaliar seus colaboradores.
Tornou-se o departamento mais importante de uma organização, sendo responsável pela motivação dos funcionários. Os profissionais que compõe à empresa, atualmente estão mais participativos, integrados de fato com a administração como todo, pois passaram a ser visto como pessoas importantes e indispensáveis na organização e não mais como apenas um recurso, como uma ferramenta para a obtenção de lucros.
É ainda evidente que nem todas as empresas incorporaram este novo conceito de administração moderna. Muitas empresas ainda possuem Chefes e não Gestores, capazes de valorizar os profissionais e os seres humanos, diferenciando os novos métodos dos antigos, que era muito mecanicista.
O setor de RH é muito mais que simplesmente efetuar pagamento, recrut ar e selecionar novos funcionários, é preciso desenvolver pessoas dentro das empresas, tornando-as efetivamente colaboradores.
Todavia, é um trabalho que só poder ser realizado em conjunto, ou seja, tem que ocorrer reciprocidade no ambiente organizacional. O colabora dor também tem que está aberto a mudanças e aceitar novos desafios, pois assim, haverá o que