Gestão de Projetos
Um projeto em negócio e ciência é normalmente definido como um empreendimento colaborativo, frequentemente envolvendo pesquisa ou desenho, que é cuidadosamente planejado para alcançar um objetivo particular. As principais características dos projetos são: temporários, possuem um início e um fim definidos; planejados, executado e controlado; entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos; desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva. realizados por pessoas; com recursos limitados.
- Por que gerenciar projetos?
O gerenciamento de projetos têm relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações. Com um gerenciamento de projeto adequado, a organização será capaz de atender as exigências do cliente moderno com maior qualidade e preço competitivo, além de a organização se destacar perante o mercado.
- Como os projetos surgem nas organizações?
O mundo empresarial de hoje, apresenta um elevado grau de competição, de mudanças e de adaptações constantes, as empresas de uma forma geral, devem possuir mecanismos de respostas rápidas para as mudanças, se adaptando ao novo cenário, de forma a cada vez mais continuarem oferecendo produtos com maior qualidade e preços competitivos. E para conseguir esses objetivos surge os projetos.
- Qual a diferença entre uma atividade rotineira e um projeto?
As atividades funcionais, que fazem parte da rotina da organização, são processos de trabalho que se repetem continuamente. Por sua vez, projeto é uma iniciativa não rotineira, caracterizada por uma sequencia clara e lógica de eventos, com inicio, meio e fim, que se destina a criar um produto ou serviço novo e possui parâmetros predefinidos de tempo, custo, equipe e qualidade.
- Conhecimentos e habilidades esperados do gerente de projetos.
As principais habilidades que um gerente de projetos deve ter são:
1) Organização - É o começo. A organização