gestão de projetos
Os projetos nascem da necessidade de acrescentar ou criar algo novo às empresas em seu ambiente interno, produtos, serviços e outras áreas. Dessa forma, para que haja sucesso, é necessário ter alguns cuidados e seguir como regras importantes para a elaboração de um projeto.
A primeira pergunta a qual fazemos para dar inicio a um projeto é;
- O que constitui um projeto?
-Quem são os interessados (Stakeholders)?
-Gerenciamento de um projeto.
-Duração do projeto.
-O ciclo de vida e a qualidade do projeto.
Um projeto é um empreendimento que se caracteriza por ser evento temporário e ter um objetivo único e bem definido, diferente de atividades rotineiras de operação normal da empresa que fazem parte da continuidade do projeto, mas que não o conceitua apenas. Projetos têm sido realizados desde a aurora dos tempos, mas nos dias de hoje a gestão de projetos tem evoluído a passos largos, alcançando novos patamares de sofisticação e popularidade.
Atualmente ele pode ser aplicado à diversos tipos de empreendimentos e pode possuir diferentes formas e tamanhos, ter ou não custo para ser realizado, exigir muitos recursos e materiais, ser de rápida realização ou durar anos. De qualquer forma, todos eles precisam ser bem planejados e executados de forma precisa. Além de possuir um objetivo rigidamente definido.
Projetos de médio ou longo prazo, por outro lado, podem representar empreendimentos ambiciosos que chegam a se estender por muitos anos. Eles requerem grandes recursos financeiros e materiais, altos níveis de habilidades técnica e científica e estruturas de administração complexas.
Todos os projetos, porém, apresentam as seguintes características comuns:
• São empreendimentos independentes;
• Possuem propósito e objetivos específicos;
• Têm duração limitada (inicio e fim bem definidos);
• Entregam um resultado único;
• Recursos próprios (incluindo financeiros e humanos)
Administração e estrutura administrativa própria.
O trabalho em um