Gestão de projetos
ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS - AMP
[pic]
Salvador / BA
2010
2. Gestão por Processo
A gestão por processo compreende o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das atividades, de forma integrada, e propõe que o trabalho seja organizado e dividido por processos, resultando em um modelo organizacional no qual as pessoas têm uma visão global do fluxo de trabalho, independentemente do local onde são executadas as diversas atividades.
O trabalho organizado segundo a lógica de processo é uma tendência contemporânea de gestão das organizações. Este modelo de organização do trabalho toma por base o enfoque sistêmico, que envolve uma mudança de foco das partes para o todo, da percepção dos objetos para as relações (interdependência entre fornecedores, executores e clientes), das estruturas por áreas funcionais para a estrutura por processos.
Uma organização tradicional, orientada para tarefas, contrata pessoas esperando que elas sigam regras, há uma especialização do trabalho e hierarquia rígida que define a estrutura do poder e autoridade.
Nas organizações que adotam a orientação por processo, há maior flexibilidade, a estrutura organizacional tende a ser menos vertical (menor número de níveis e instâncias) e mais horizontal, o trabalho é organizado em torno dos processos e das equipes que os executam. As pessoas constituem equipes de múltiplas competências, que trabalham em conjunto e têm autonomia de decisão em relação aos seus trabalhos, possibilitando alcançar resultados com maior eficiência. Portanto, a implantação da gestão por processo não é só uma mudança de estrutura, é necessário preparar as pessoas para novos comportamentos, incluindo mudanças de valores, crenças e princípios em relação às práticas de organização. Os programas de treinamento devem enfatizar o desenvolvimento das competências dos indivíduos para que eles entendam não só o como, mas também o porquê, o para que e o para quem