Gestão de projetos administrativos - 2° administração
GESTÃO DE PROJETOS ADMINISTRATIVOS
Prof. José Rota – UNESPAR/FECEA
I. Desenvolvendo a Estratégia de Projeto e Gestão:
Cecília de Figueiredo P. de Mattos – Tecnóloga; Pós-Graduada em Gestão de Projetos/IETEC.
Diariamente, gerentes de projetos no mundo todo, recebem propostas aprovadas, contratos, a missão de definir e conduzir seus projetos com sucesso, etc. Como fazê-lo? De que forma? Como atingir os objetivos do projeto e atender ao interesse de todos? E pensando neste momento com o qual me deparo freqüentemente, selecionei o tema planejamento como a única forma de identificar a melhor estratégia de implementação de projetos.
Buscando a definição do termo "estratégia" encontramos: “Arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos'.
Uma vez que o gerente de projeto identificou os objetivos, premissas e restrições do projeto está na hora de iniciar o desenvolvimento da estratégia do projeto, ou seja, reconhecer os meios e recursos que possibilitarão ao gerente do projeto atingir os objetivos desejados por todos. Não é suficiente a escolha de um curso de ação para alcançar objetivos de projeto. Este curso de ação deve ser testado, visando garantir a probabilidade de sucesso. O conjunto de planos, vão esclarecer ao gerente as nuances do projeto, promovendo uma revisão continua de cada plano de forma que ao término do planejamento a estratégia estará claramente definida, com a coerência e coesão necessárias.
Um plano de projeto bem integrado é a ferramenta primária para coordenação efetiva do trabalho e por localizar e guiar progresso através de iniciativas apropriadas. É um documento fundamental a ser utilizado como referência.
Um bom plano de projeto deve identificar claramente as metas, justificativas, objetivos e abrangência do projeto. Só há uma razão válida para se gastar