Gestão de Produção
Dentre os processos de padronização inseridos no mercado com o intuito de buscar melhorias, temos o JIT- Just in Time, cujo princípio baseia-se em atender as necessidades dos clientes, no menor prazo possível, reduzindo ao máximo o desperdício, o que por consequência, aumenta a competitividade e otimiza o funcionamento da organização como um todo. Através do JIT conhece-se com mais propriedade todas as fases do processo, sendo possível analisar e avaliar os métodos utilizados, eliminar falhas, aprimorar e aperfeiçoar a produção, criar metodologias de trabalho que até então passavam despercebidas pelos gestores e colaboradores do processo de produção.
Com relação ao processo conhecido como Kanban, funciona pelo método de cartões estoque/ anotações, onde o principal objetivo é organizar, reduzir, controlar e acompanhar com mais proximidade o que todo o funcionamento do estoque. Tem também como intuito, minimizar a estocagem, e logo o desperdício, além de possuir maior controle com as entradas e saídas dos produtos.
Portanto, o que podemos observar é que com o crescimento e globalização de mercado, a alta competitividade, facilidade de acesso e alcance entre consumidores e organizações, a tendência da criação de controles e padronização de processos é muito maior, pois o interessante para as organizações hoje é que haja conhecimento compartilhado, e não detenção dele por poucos componentes da empresa.