Gestão de Preço de Venda
CUSTOS E DESPESAS
Custo é um gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros e bens e serviços, é a despesa é bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para gerar receita.
Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.
Exemplos:
Limpeza e Conservação
Aluguéis de Equipamentos e Instalações
Salários da Administração
Segurança e Vigilância
Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.
Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.
Exemplos:
Matérias-Primas
Comissões de Vendas
Insumos produtivos (Água, Energia)
Existem gastos desnecessários que podem ser evitados com simples hábitos. Na “ família”, são praticados alguns hábitos que evitam desperdícios; não é o popular “pão-durismo”, pois não existe necessidade de jogar o “dinheiro fora” com desperdícios. Exemplo:
Apagar as luzes na sala quando ha ninguém;
- Utilizar escadaria em vez de elevador;
- Falar o mínimo necessário no telefone.
- Desligar o monitor do computador, em quanto não estiver em uso.
Numa familia de quatro pessoas, simples habito podem economizar, digamos R$ 100,00 por mês, em valor de hoje, imagine uma empresa que tenha este habito, pode acumular montante consideravel.
•
Preço de venda ideal é aquele que cobre todos os custos e despesas e ainda sobra o Lucro Líquido.
•
Preço de venda ideal tem de ser competitivo, ser melhor do que o preço da concorrência.
•
Será determinante para os resultados da empresa:
-