Gestão de pessoas nas org dentro do contesto economico atual
As organizações estão sofrendo fortes pressões competitivas no atual cenário econômico, o que as obriga a manter-se em um contínuo processo de adaptação às condições variadas do ambiente em que atuam.
Neste contexto, encontra-se a Gestão de Pessoas. A adoção de suas práticas nas empresas tem por objetivo trabalhar de melhor forma os recursos humanos, visando atingir os resultados com maior grau de eficiência.
A GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES DENTRO DO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL
1 – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Maximiano (2009) coloca que Taylor defende a importância do estudo das Teorias da Administração no processo da Gestão Organizacional, tal qual conhecemos hoje. A visão de Taylor, teve as suas críticas que foram desenvolvidas numa fase posterior, por Fayol, onde também tinha como preocupação de base a eficiência dos trabalhadores na empresa. Fayol considera que a aplicação da metodologia cientifica à empresa, aumenta a sua produção e a sua estabilidade. Princípios gerais da Teoria de Fayol:
Defende a divisão do trabalho – considera que a especialização das tarefas aumenta a eficiência das pessoas.
A empresa deve basear-se no princípio da autoridade.
Cada operário deve apenas obedecer a um chefe.
Os interesses gerais devem estar acima dos interesses particulares.
Na empresa deve haver uma autoridade máxima, no topo da hierarquia e escalões de autoridade em linha descendente.
A teoria de Fayol, tal como a de Taylor, apresenta uma visão mecanicista do homem, porque não se interessa pelo comportamento humano considerado como um todo. Não considera as relações humanas dentro da empresa.
Fayol coloca a ênfase da sua análise empresarial na estrutura, visualizando a organização como um conjunto de partes ou órgãos. Considera que a divisão do trabalho deve pressupor e considerar, sempre, a tarefa de coordenação para que o trabalho de conjunto resulte de forma harmônica e articulada.