Gestão de logística de suprimentos
Análise da Área de Logística da Empresa Ponto Frio
ALBERTINA, Mariza Diogo Cipriano1; JOANA, Diogo Cipriano2; MIGUEL, Maiato3
1,2,Acadêmicos do Curso de Graduação Administração de Empresas do Centro Universitário de Lins-Unilins, Lins-SP, Brasil.
3Docente do Curso de Graduação Administração de Empresas do Centro Universitário de Lins-Unilins, Lins-SP, Brasil.
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de demonstrar a melhor forma de abastecimento de produtos no estoque do Ponto Frio. Buscamos fazer uma análise da área logística do Ponto Frio, que trabalha no ramo de eletrodomésticos e mobiliários, procurando saber quais as ferramentas, tecnologias, métodos utilizam e de que forma eles organizam os seus produtos no estoque, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, foi feita uma pesquisa por meio de um questionário com perguntas direcionadas no setor de almoxarifado. O questionário foi enviado ao gerente da empresa, a fim de recebermos a resposta em um prazo determinado.
Foi constatado que, como outras empresas a Ponto Frio, também tem seus problemas e, procuram a todo custo solucionar tais problemas, implantando tecnologias sofisticadas que vão ajudar no atendimento do cumprimento das suas metas, e garantir melhor comunicação e interação com seus stakeholders.
INTRODUÇÃO
Sabe-se que no processo produtivo o distanciamento geográfico entre a indústria e os mercados consumidores, de um lado, e a distancia entre a fábrica e os pontos de origem das matérias-primas e dos componentes para a fabricação dos produtos, de outro, somados a descontinuidade entre o ritmo da produção da demanda geram um forte impacto nos custos das empresas.
O conceito da cadeia de suprimentos pode ser expresso como uma rede de organizações envolvidas em diferentes processos de atividades, com o objetivo de fornecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes.
A competição imposta pela economia mundial e a