Gestão de Inventário
Introdução
Definição de Inventário ou Stock
Acumulação de matérias-primas, produtos semi-acabados e/ou produtos acabados, bem como de sobressalentes necessários à manutenção num sistema produtivo. uma lista de bens disponível em stock para venda no processo normal de um negócio, ou os itens a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa.
O Inventário pode ser definido como "descrição analítica e específica de todos os elementos patrimoniais".
- Em geral os inventários correspondem a um investimento muito significativo das organizações.
Perspectiva Logística
O inventário funciona como um fio condutor entre o fornecedor de matérias primas e o cliente final;
Fornecedor > Fabricante > Distribuidor > Retalhista > Cliente
A Gestão de Inventários, uma das funções das logística, deve ser vista numa perspectiva integradora de gestão eficiente da cadeia como um todo; (ex: “Supply Chain Managment” – SCM).
Filosofias de Gestão Logística:
Rotativo ou Parcial
Consiste na contagem parcial dos itens em stock. Esta contagem pode ser de um ou mais grupos de materiais ou de alguns itens em stock. Geralmente os itens classe “A” na classificação ABC do stock são alvo deste tipo de inventário, o qual deve ser executado com maior periodicidade que a do inventário geral, podendo ser realizado a qualquer momento, sem prévio aviso aos executores da movimentaçãodos materiais.
Geral ou Total
Consiste na contagem de todos os itens em stock. Necessita de paralisação das atividades que envolvem movimentação de materiais como também de planeamento prévio e bem elaborado. Normalmente emprega vários funcionários nesta tarefa, os quais devem ser orientados previamente quanto à importância do trabalho a ser executado, pois não há pessoal disponível no setor de materiais em número suficiente para executar o serviço em pouco tempo. Neste tipo de inventário a agilidade dos trabalhos é muito importante, visto que a empresa não