Gestão de infraestruturas
Gestão de Infra-Estruturas 1. Liste algumas formas de intervenção governamental para resolver a externalidade negativa.
R. Impacto das ações de uma pessoa sobre o bem-estar de outras pessoas que não participam da ação. Quando uma externalidade provoca a alocação ineficiente de recursos em um mercado, o governo pode responder de duas formas: Políticas de comando e controle, como regulamentação, e Políticas baseadas no mercado, como impostos de Pigou e subsídios. A externalidade é negativa quando o impacto for adverso. Ex: O escape dos automóveis, pois lança gases poluentes sobre a população obrigando-as a respirar, com isso o governo tenta resolver o problema, seja por regulamentação: leis fixando limites sobre a emissão desses gases; ou por Impostos de Pigou e subsídios: Tributar a gasolina a fim de diminuir o seu consumo. 2. Defina e dê um exemplo de bem público.
R. Bens públicos não são excluíveis nem rivais. Ou seja, não se pode impedir as pessoas de desfrutar dos bens públicos, e um bem público pode ser desfrutado por várias pessoas sem prejuízo de nenhuma delas. A defesa nacional é um exemplo de bem público.
3. Defina e dê um exemplo de um recurso comum sem intervenção governamental. R. Recursos comuns são rivais, mas não excluíveis. Exemplo de recurso comum: Quando alguém pesca, há menos peixes para a próxima pessoa pescar. Esses peixes não são, no entanto um bem excluível por ser quase impossível cobrar dos pescadores pelos peixes que pescam. 4. O que é um Sistema Tributário eficiente? R. O objetivo de um sistema tributário é arrecadar receita para o governo. E é mais eficiente do que outro se arrecada a mesma quantidade de receita com menor custo para os contribuintes. Um sistema tributário eficiente é aquele que impõe pequeno peso morto e reduzidos encargos financeiros.
5. Explique o imposto único. R. O imposto único foi proposto no início da década de