Gestão de Finanças
As análises vertical (ou de estrutura), horizontal (ou de comportamento) são métodos utilizados para analisar as demonstrações contábeis de uma empresa.
Essas análises servem para comparar e interpretar as demonstrações financeiras de uma empresa e são feitas através do balanço patrimonial, demonstração dos lucros e prejuízos, demonstração do resultado do ano e demonstração das origens e aplicações de recursos.
Análise Horizontal dos Balanços
Sua finalidade é verificar o comportamento do patrimônio e o resultado da empresa, avalia a relação, ao longo do tempo relativas a no mínimo dois períodos.
A análise horizontal permite o exame da evolução histórica dos valores que compõem o patrimônio da empresa.
Para a aplicação dessa análise é necessário posicionar todas as demonstrações contábeis para a moeda de uma mesma data (último ano).
Análise Vertical dos Balanços (valores relativos)
O Balanço Patrimonial em Percentagens consiste na redução dos balanços patrimoniais a uma grandeza uniforme, de modo que em qualquer balanço patrimonial em percentagens o Ativo Total tem o mesmo valor de 100. A igualdade dos dois lados do balanço se mantém, pois a soma do passivo com o patrimônio líquido tem o mesmo valor de 100.
Permite a comparação de todos os balanços patrimoniais em percentagens, tanto os elaborados pela mesma empresa em datas diferentes, como os elaborados por empresas diferentes, independentemente dos tamanhos, setores de atividade, data ou moeda em que estão expressos. Isto se torna possível na medida em que as percentagens refletem as proporções e características existentes nos balanços originais, independentemente da data ou moeda, mas que foram reduzidos a uma grandeza uniforme permitindo a comparação.
Análise e Planilhas de Análise Vertical/Horizontal
Exemplo:
Uma empresa do ramo Industrial possui as seguintes demonstrações financeiras referente os períodos de 2012 e 2013
2013