gestao finanças
Conceito
O orçamento é a expressão quantitativa de um plano de ação e um auxilio à coordenação. Resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização: vendas, produção, distribuição e finanças.
Quantifica metas para vendas, produção, lucro liquido, posição de caixa e para qualquer outro objetivo especificado pela administração.
Principais características dos orçamentos sob o aspecto:
1. Mecânico: delineação do curso à busca da maximização do lucro.
2. Humano: para o sucesso do sistema orçamentário depende de sua aceitação pelos membros da empresa que por ele forem afetados. As atitudes ideais são a compreensão, a cooperação e o desempenho consciencioso. Portanto os orçamentos:
Revelam o desempenho do administrador.
Usados corretamente, será um instrumento de ajuda no estabelecimento de padrões de desempenho, na motivação para os objetivos, na mensuração dos resultados e na direção da atenção para as áreas que precisam ser investigadas.
A suma importância dos aspectos de relações humanas do orçamento não pode ser superestimada.
Vantagens e Aplicabilidade dos Orçamentos
Um dos pontos principais consiste na redução de incertezas no plano de ação.
Portanto é importante e quando administrados sabiamente, os orçamentos: obrigam ao planejamento gerencial; mostram expectativas definidas, que são o melhor gabarito para o julgamento do desempenho posterior e promovem a comunicação e a coordenação entre os diversos segmentos de negócios.
Obriga os administradores pensar a frente.
Estabelece expectativas definidas (avaliação do desempenho posterior).
Ajuda os administradores a coordenar seus esforços (objetivos da organização como um todo se harmonizem com os objetivos de suas partes).
Coordenação e Comunicação
A coordenação é a combinação e o balanceamento dos recursos de uma organização para que seus objetivos gerais sejam atingidos.
O orçamento é o meio de comunicação dos objetivos globais de fundir os