Gestão de estoque de latícinios em um supermercado
CURSO DE LOGISTÍCA
ANA CAROLINE
DOUGLAS FERREIRA
EVANDRO CARLOS
JULIO CESAR
RAPH RAIFINAIDE
RODRIGO OLIVEIRA
GESTÃO DE ESTOQUE DE LATÍCINIOS EM UM SUPERMERCADO
GUARUJÁ
SETEMBRO – 2012
GESTÃO DE ESTOQUES EM UM SUPERMERCADO
SETOR LATÍCINIOS
Gestão de estoque é item fundamental na manutenção da organização e um supermercado bem como na otimização da produtividade operacional. É por meio de um processo de estocagem que se pode ganhar proveito na ocupação do espaço, na utilização dos recursos operacionais, na otimização do tempo do pessoal e facilitar no processo de separação de pedidos.
RECEBIMENTO
Na hora do recebimento de mercadorias, quando chega o caminhão é feita a verificação de temperatura: medição de temperatura, principalmente, das carcaças bovinas e suínas, entreposto de carnes destinadas aos cortes ou pedidos, pedidos prontos já na expedição, produtos expostos na câmara congelada, com o auxílio de termômetros específicos.
EQUIPAMENTOS
✓ Empilhadeira de pequeno porte para a movimentação de pallets com grande quantidade de mercadorias;
✓ Pranchão para movimentação de pequenas quantidades;
✓ Balança para efetuar a conferência dos pesos das mercadorias para confrontar com a nota fiscal.
Após o recebimento dos produtos perecíveis, os mesmos devem ser armazenados o mais rápido possível, evitandos assim, perdas e a queda de temperatura. Caso existam vários produtos para serem armazenados devemos cumprir as seguintes ordens:
✓ perecíveis resfriados e refrigerados; ✓ perecíveis congelados; ✓ perecíveis em temperatura ambiente; ✓ não perecíveis
Não se deve armazenar caixas de papelão em geladeiras, câmaras ou freezers, por serem porosos, isolantes térmicos e promoverem contaminação externa. As