Gestão de Custos - Indústria Pré-moldados
Resumo
A gestão das empresas de Pequeno Porte normalmente não considera a Gestão de
Custos como um fator decisivo no contexto competitivo do atual mercado em que elas se encontram inseridas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a utilização das informações de custos pelas micro e pequenas empresas do setor industrial de pré-moldados da Região
Metropolitana da cidade de João Pessoa. Para a execução desse trabalho foram investigadas doze empresas. A metodologia aplicada englobou uma pesquisa de campo e foram utilizadas a entrevista estruturada e a observação sistemática como método de coleta de dados.
1. Introdução
No Brasil, as organizações de pequeno porte representam atualmente uma parcela bastante representativa do conjunto de empresas. Essas empresas representam de acordo com o Sebrae (2004), 98% dos 4,1 milhões de estabelecimentos formais na industria, comércio e serviços, elas empregam 45% da força de trabalho que possuem carteira assinada e respondem por 20% do Produto Interno Bruto do Brasil.
A importância desse grupo de empresas para o cenário empresarial foi descrita por
Longernecker, Moore e Petty (1997), ao afirmarem que as pequenas organizações industriais como parte da comunidade empresarial contribuem para o bem-estar econômico da nação, pois produzem uma parte substancial do total de bens e serviços, contribuindo assim de forma geral similar às grandes empresas.
No Brasil, as empresas de pequeno porte empregam considerável parcela da mão de obra disponível em relação às médias e grandes empresas nos diversos setores produtivos, seja no setor da produção de bens e serviços, seja no setor de comércio, conforme são apresentados na tabela abaixo.
Tabela 1 - Número de Pessoas Ocupadas, por Porte e Setor de Atividade – 2001
Micro e Pequena
Média e Grande
Nº de Empresas
Total
Nº de Empresas
%
%
Nº de Empresas
%
Indústria