GESTÃO DE COMPRAS
É a função responsável pela procura e obtenção dos produtos (tangíveis e intangíveis) necessários a organização no cumprimento de sua missão. Tal obtenção deverá ocorrer pela combinação do melhor conjunto possível de condições de fornecimento (preço, qualidade, quantidade, prazos, etc.).
2.2 – IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS DA GESTÃO DE COMPRAS
A importância da função relaciona-se diretamente a manutenção do fluxo de produtos necessários ao funcionamento da organização, sejam itens de estoque, patrimoniais ou aplicação direta. Quando há falhas, as conseqüências costumam ser significantes, pois frustram as expectativas daqueles que contavam com o produto.
Infere-se, portanto, que o grande objetivo da Gestão de Compras é manter esse fluxo, buscando no mercado fornecedor os produtos mais adequados as necessidades da organização. Há quatro grandes princípios que norteiam a Gestão de Compras: normatização, economicidade, qualidade e operacionalidade. Normatização
É comum haver normas que regulamentam as compras, assim como em outras atividades, pois é necessário cercear e orientar ações administrativas, no sentido de que os objetivos gerais e específicos (estratégicos, táticos e operacionais) sejam alcançados. Essas normas são o fundamento dos trabalhos de auditorias e, em tese, seu cumprimento garante bons indicadores de desempenho.
Além destas, é comum também haver normas para regular a participação de fornecedores em processos de aquisição, tais como habilitação financeira e técnica, bem como regras de processamento de propostas.
A equipe de compras deve conhecer as regras a ter talento para aplicá-las em situações comuns e, principalmente, nas diversas situações atípicas de aquisição com as quais se deparam, nas quais é grande a possibilidade de não cumprimento (urgências, por exemplo).
Economicidade
Aspectos econômicos não podem, sob hipótese alguma, ser desconsiderados em compras. Os compradores devem ter domínio da situação